quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O mito do desenvolvimento econômico, obra de Celso Furtado



Obra de Celso Furtado, de 1974


Celso Monteiro Furtado, falecido infelizmente em 2004, aos 84 anos
Em sua obra, o livro: " O mito do desenvolvimento econômico", escrito em 1974, o autor Celso Furtado afirma que a ideia de desenvolvimento econômico nada mais é do que um mito.
Segundo Furtado, ele retrata sobre o rumo de forma estruturada do sistema capitalista da fase de maior relevância das empresas de potência, no qual, também apresenta um modelo brasileiro de subdesenvolvimento. Uma obra essencial para  a compreensão do capitalismo e relações políticas.
Mas afinal, quem realmente foi Celso furtado?
Economista brasileiro, um dos mais renomados intelectuais do país, responsável pela arquitetura de inúmeras politicas de caráter econômico. Esse é Celso Furtado, autor da obra estudada em nosso componente, mais precisamente no dia 21.11.17 ( meu aniversário, coincidência rsrsrs).
Celso Monteiro Furtado, nascido em 1920, é considerado até hoje o mais importante economista Brasileiro de todos os tempos. Uma de suas primeiras contribuições econômicas foi exatamente para resolver e desenvolver problemas econômicos, mostrando para a população global que nem sempre um projeto econômico bem sucinto daria certo em vários lugares, devido a oposição de questões como políticas, culturais e sociais. Assim ele afirmou após estudos, analises de como ocorria ao longo da história, questões de (sub)desenvolvimento de um determinado país.

Por fim, o estudo da obra de Furtado me fez perceber que o mito persegue o nosso alcance no desenvolver de outros países e isso reforça a questão que ele trás, que o fato de ter dando certo em uma potência mundial, não significa que daria certo em um país de baixo desenvolvimento.

Elementos de apoio durante a aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário