![]() |
Foto retirada na ultima aula com o docente Joel Felipe e a turma do cuni de Ibicaraí |
Segundo
foi citado em um site
a seguinte fala do atual editor do portal GGN
e ex-colunista do Folha
de São Paulo, o jornalista Luís Nassif: “As
universidades são âncoras para desenvolver as competências
locais”.
Aí me questiono e divido com vocês, voltando para o lado de estudo
desse CC, qual é afinal o papel da universidade no desenvolvimento,
tanto regional como nacional?
Vamos
estudar e tiramos nossa conclusão!
Que
as universidades são fatores cruciais para o desenvolvimento de uma
região não restam dúvidas ou questionamentos, mas essa também
pode ser considerada como um elemento financeiro, ou melhor,
econômico para sua localidade.
A
implantação de uma universidade não muda só o contexto
educacional de uma cidade, região ou nação, mas também o fator
econômico e desenvolvimental da mesma.
Nesse
componente, estudamos sobre diversos temas relacionados entre si que
serviram de bagagem do conhecimento para nós discentes. Abaixo listo
para vocês o que agrupamos ao nosso conhecimento durante essa viagem
do saber, a qual nos proporcionou esse espaço como um DIÁRIO DE
BORDO, onde divido minhas experiências com vocês, ou seja, faremos
um TOUR pelo nosso blog metamorfósico!
Aula
01- Apresentação do Programa
Plano
de Ensino-aprendizagem apresentado, onde tivemos acesso aos assuntos
abaixo o qual estudaríamos ( estudamos kkk) durante o quadrimestre e
conhecemos nosso docente.
Aula
02- Relação entre desenvolvimento regional/local e o papel da
universidade
Houve
um questionamento inicial sobre os conceitos de desenvolver
regionalmente, sobre o quê sabíamos sobre crescer, desenvolver,
sobre nosso município, entre outros termos ligados ao CC como dados
estatísticos( IDH, PIB, PIB per capita, etc…) o qual foram
iniciados os estudos e descobertas sobre os acertos e equívocos no
que sabíamos.
Elementos
usados para a aula, durante e antes da mesma:
Leitura
básica
Leitura
complementar:
Aula
03 - Desenvolvimento na região nordeste
Debatemos
sobre o desenvolvimento regional da nossa região, a nordeste. Vimos
a diferença entre crescimento e desenvolvimento, através dos
pensamentos da escritora Tânia Bacelar e subdividimos os temas do
trabalho sobre o desenvolvimento dos municípios da região.
Elementos
usados para a aula, durante e antes da mesma:
Leitura
da obra de Tânia Bacelar:
ARAÚJO, Tânia Bacelar. "Nordeste: desenvolvimento e perspectiva".
Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. (Clique aqui)
Documentário:
"No rio e no mar"
ARAÚJO, Tânia Bacelar. "Nordeste: desenvolvimento e perspectiva".
Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. (Clique aqui)
Documentário:
"No rio e no mar"
Aula
04- Problematizando o conceito de desenvolvimento
Nós
estudantes ficamos encarregados de realizar pesquisas sobre os IDHs
dos nossos municípios, assunto iniciado na nossa aula 02, onde
haviam duas alternativas: apresentar sobre leituras gráficas ou
ilustrar em slides sobre o local escolhido.
Essa
aula falei na seguinte postagem: clique
aqui
Elementos
usados para a aula, durante e antes da mesma:
Aula
05- Desenvolvimento, gestão e governança regional
Nessa
aula, fomos ao encontro do administrador,
especialista em gestão de cidades e coordenador executivo da AMURC,
e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste, LUCIANO
RODRIGUES VEIGA,
onde assistimos uma palestra no auditório do campus jorge amado, da
UFSB, a mesma, citada na seguinte publicação minha ( clique
aqui)
Para
essa palestra, nos preparamos com o seguinte elemento de apoio:
‘o
olhar sobre as regiões metropolitanas’:
Aula
06- Problematizando o conceito de desenvolvimento, segundo Celso
Furtado
Bem,
nessa aula usamos como elemento, nosso debate em equipes sobre o
texto estudado do autor Furtado, que abordamos na aula 04 e
concluímos as apresentações sobre os IDHs, iniciada na aula 04.
Aula
07- Continuação de nossa aula sobre a problematização do texto de
Celso Furtado.
Aqui,
continuamos a aula anterior, onde debatemos mais sobre a obra, vimos
o documentário O “NÓ”, proposto pelo docente para melhor
compreensão do assunto, onde é retratado sobre o histórico da
vassoura de bruxa nas plantações cacaueiras da Bahia, feito por
Dilson Araújo.
Aula
08- Compreendendo a região Sul da Bahia
Aqui,
já próximo de finalizar o componente, estudamos a obra de Baiardi
Teixeira, a qual foi tema do trabalho em equipes, a realização de
apresentações sobre os assuntos abordados e de fichamentos, onde
falei para vocês no seguinte post: clique
aqui
Aula
09- Organização para efetuação do trabalho final
Aqui
foi divulgada pelo docente a maneira como ele gostaria e acharia mais
explicativo o trabalho teórico, onde o mesmo disponibilizou sites,
artigos, blogs e documentários para efetuarmos nossas pesquisas de
forma sucinta.
Aula
10- Socialização do material coletado e pesquisado
Aqui,
já com nosso trabalho teórico finalizado, na estrutura "
padrão" pedida pelo docente, minha equipe e as demais tiramos
duvidas e discutimos sobre os materiais levantados para tal atividade
que estávamos realizando.
Aula
11- Aula que não obtivemos no componente, devido as fortes chuvas em
nossa cidade que impediram-nos de ir ao cuni, logo, utilizei esse
período para atualizar nossas postagens, afinal, o nosso blog
metamorfósico precisa sempre ser renovado.
Aula
12- Apresentação do trabalho final e nosso ultimo encontro do
CC
Aqui
finalizamos mais essa etapa, entregamos o trabalho,
apresentamos os vídeos e ficamos felizes, pelo bom
positivismo do nosso docente, o qual adorou o trabalho de minha
equipe, deixando-nos assim, com o sentimento de dever cumprido e
orgulhosas de nós mesmas.
E
voltando a questão acima, o real papel representado pela
universidade, creio que seja na colaboração no desenvolver de
ensino da população da região, da facilidade ao acesso, mas também
na possibilidade de expandir-se a região, de crescimento da cidade a
qual a participa, melhorando assim, o crescimento de ofertas de
empregos também, que é um dos problemas mais graves enfrentados
pelos sul baianos.
E assim concluo esse componente curricular, de forma satisfatória e prazerosa por adquirir tanto conhecimento!
Então, até minhas novas experiências, bjusss❤️😘
E assim concluo esse componente curricular, de forma satisfatória e prazerosa por adquirir tanto conhecimento!
Então, até minhas novas experiências, bjusss❤️😘
Nenhum comentário:
Postar um comentário